Maquiagem definitiva - Tire suas dúvidas !

Que tal já acordar linda e maquiada, sem perder tempo no espelho?



Acontece com toda mulher: começa mais um dia de trabalho ou então chega sábado à noite e lá vamos nós para o ritual de maquiagem diante do espelho. E haja paciência e habilidade para sair tudo perfeito e você ficar, o mais rápido possível, linda! Quem dera poder acordar já maquiada, com os olhos e a boca delineados ou com aquela sobrancelha certinha. Parece um sonho? Acordar quase pronta para sair é uma realidade para muitas mulheres, graças à micropigmentação, mais popularmente conhecida como maquiagem definitiva.



Você vai perguntar: aquela maquiagem feita como uma tatuagem? Bem, é mais ou menos isso. A micropigmentação é uma técnica que existe há muito tempo no Brasil - tem até associação, chamada Associação Brasileira de Micropigmentação (ABRAMI) -, mas só nos últimos anos tem sido mais divulgada e procurada. E pasmem: os também homens aderiram a esta praticidade, principalmente para a correção de sobrancelhas.






Aplicada basicamente para maquiar alguns pequenos pontos do rosto e do corpo, a micropigmentação consiste em dar uma aparência mais expressiva aos contornos dos olhos, lábios e sobrancelhas, e disfarçar pequenas imperfeições. Se você está interessada no assunto, é só pesquisar clínicas de estética, de dermatologia e até mesmo salões de beleza que façam o procedimento de maneira confiável na sua cidade.

Além da micropigmentação, há ainda a dermopigmentação, que emprega a mesma técnica, mas é usada para a correção de cicatrizes e queimaduras, reparação de manchas provenientes de doenças de pele, como vitiligo, e para a reconstrução do mamilo após cirurgias, por exemplo. Alguns especialistas defendem a diferenciação de uma aplicação para a outra, enquanto outros entendem como sendo somente uma variação de nomes.



Procedimento:




Antes de se iniciar o processo, é feito um desenho no rosto da cliente com maquiagem normal para uma pré-aprovação e para servir como um "guia" para o profissional. O procedimento de pigmentação é realizado com um aparelho chamado dermógrafo, que possui agulhas especiais e descartáveis - aliás, como todo o resto do material deve ser. Com muita precisão e habilidade do profissional, os pigmentos vão sendo introduzidos na derme (a camada inferior à epiderme) até que se chegue ao resultado esperado.



As sessões podem durar de uma a duas horas e meia e podem custar de R$ 300 a R$ 1.300, dependendo do especialista e da região do corpo. Alguns profissionais dão 30 ou 45 dias para a cliente voltar e fazer um retoque caso seja preciso, para corrigir qualquer pequena imperfeição. Aí, entram os cuidados específicos.



Cuidados:




Segundo a dermopigmentadora Erilene Coelho, da Clínica Più Bella, no Rio, especialista há dez anos na técnica, os cuidados pós-aplicação podem durar de uma semana a 10 dias. "Deve-se aplicar uma pomada específica para ajudar na cicatrização e não molhar o local maquiado nem pegar sol nos primeiros três dias", indica.



Para Erilene, os clientes quase nunca precisam voltar para o retoque depois dos 45 dias que ela estabelece. "Costumo dizer que o trabalho é metade meu e metade do cliente, já que eu devo fazê-lo corretamente e com bons produtos e o cliente deve ter os cuidados necessários pós-aplicação. Por isso eu combino de fazer o retoque só 45 dias depois, quando há a necessidade, o que é raro, porque os tons que uso são mais claros (variações de castanhos) e sempre de acordo com o tom de pele, cor dos cabelos e dos olhos da cliente para não haver erro ou insatisfação", afirma Erilene.



Há vários tons de pigmentos para alcançar resultados naturais. Se mal utilizados podem sofrer alterações inesperadas, que seriam, segundo a ABRAMI, do preto para o azulado, do cinza chumbo para o azul ou do marrom para o acinzentado. Já os tons de marrom de base avermelhada poderiam se tornar púrpura, vermelho ou laranja após alguns dias. No entanto, tais alterações, se ocorressem, são passíveis de correções, se feitas por especialistas experientes e bem preparados.




Mas é ou não é uma tatuagem?




A maquiagem definitiva não é igual a uma tatuagem tradicional, pois não agride tanto a pele, devido aos produtos químicos usados e à profundidade que é atingida na pele. Logo, a maquiagem não dura tantos longos anos como a tatuagem, e precisa de retoques periódicos para que não desbote, a tonalidade seja mantida ou melhorada e o desenho atualizado. A maquiagem é, então, considerada apenas similar a uma tatuagem tradicional, que pode ser feita por qualquer pessoa e em qualquer idade. Vale lembrar, no entanto, que ambas não são muito aconselhadas para menores de idade que precisam ter a permissão dos responsáveis.





Não se preocupe em ter que ficar voltando ao salão toda hora para retoques. Estes, em geral, são indicados apenas da cada dois ou três anos, ou quando a cliente achar necessário. "Eu já havia feito a sobrancelha há três anos. Há menos de um mês eu a refiz, fiz os olhos e estou muito satisfeita. Daqui a duas semanas volto pAra fazer o retoque de manutenção. Gostei muito desta técnica porque já acordo linda!", comemora a escriturária Eliete Leite, que encorajou a filha a fazer na parte de baixo dos olhos. "Não me arrependo, adorei o resultado. Ficou como eu queria, mas agora está saindo e por isso tenho passado o lápis comum para dar uma realçada", explica ela, que só não fez o retoque ainda porque sentiu muita dor durante a primeira aplicação e admite que precisa de uma nova dose de coragem.



Fiz, mas não gostei. E agora?



É claro que tem gente que acaba se arrependendo depois. Foi o caso de Geisa Monteiro, que não gostou nada do resultado final, que não se parecia com o desenho que o dermopigmentador havia feito como "guia". "No desenho, e logo após a aplicação, adorei. Mas só depois que cicatriza é que você vê como fica. Não gostei do resultado e não faria de novo por causa da dor e do preço", lamenta Geisa.


Se o resultado final da aplicação não for exatamente aquilo que você esperava, não se desespere. Hoje em dia há muitos profissionais que realizam também a remoção ou correção de pigmentações recentes ou antigas e atingem ótimos resultados. Entretanto, em alguns casos mais antigos ou quando o procedimento foi feito com material inadequado ou incorretamente implantado nas camadas mais profundas da pele, a remoção pode não ser possível e somente é feita uma amenização. "Costumo receber gente para fazer correções ou melhorar a aplicação feita em outros lugares, que ficou ruim porque foram usados produtos inadequados, pigmentos muito escuros e até mesmo nanquim - o que é utilizado em tatuagem normal", lembra Erilene.



Já a dermopigmentadora Dagmar Azevedo, do salão MGHair, de São Paulo, que trabalha há seis anos com a técnica, faz um alerta para o uso do laser para a remoção. "O laser não deve ser utilizado nunca, e sim os ácidos específicos. Em regiões com pêlo, como na sobrancelha, o mesmo laser que irá remover os pigmentos removerá também os pêlos da região, como em uma depilação definitiva comum", esclarece ela. Portanto, cuidado e atenção a tudo o que é oferecido pelo mercado!



E antes de sair imaginando seu rosto todo delineado, pronto para sair de dia e de noite, lembre-se de outra questão importante: os riscos de uma reação alérgica. As especialistas garantem que qualquer pessoa pode fazer o procedimento, mas alertam, principalmente a quem já tem um histórico de tendência a alergias, a conversar com seus médicos e pedirem uma autorização. Além disso, é bom fazer um teste, colocando um pontinho do produto a ser usado atrás da orelha e aguardar cerca de 30 dias para ver se há alguma reação adversa.




Como em qualquer outra decisão a ser tomada sobre técnicas definitivas, é preciso pensar muito bem e analisar com atenção todos os prós e contras, e tomar os devidos os cuidados antes, durante e depois do procedimento. E diga adeus para o rito diário de beleza!







Fonte:


0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Atenciosamente Cici Silva !



♥ Universo Makeup Sorteios ♥ Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota - Mais Template Mais Template