Pelos encravados: livre-se deste problema!





As causas

Geralmente, o pelo encrava porque o canal por onde ele passa fica obstruído. "As células mortas cobrem a saída e impedem seu aparecimento", explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço. Lesões no poro causadas pela depilação também o deixam inchado e barram a saída. Além disso, o uso de roupas apertadas favorece esse quadro.



Como é

O pelo encravado passa por uma evolução. Começa como uma bolinha (que pode ser vermelha ou não), indicando que o pelo não nasceu corretamente. Em peles brancas, dá até para ver o caminho que ele faz. Se não for cuidado, o fio infl ama a região, que fica avermelhada - às vezes, uma secreção amarela aparece e causa dor. Depois disso, é possível que um cisto se forme: para reconhecê-lo, toque a área e veja se está maior, mais rígida e sensível.



As depilações

Cada pessoa reage diferentemente aos tipos de depilação. Especialistas apontam como melhor opção a definitiva, a laser, que queima a raiz do fio. O problema? O preço: é cara. Diante das outras alternativas, a depilação com lâmina, feita no sentido do crescimento do fio, "geralmente traz menos problemas, pois não arranca o pelo", diz Annia. Cremes depilatórios também funcionam assim (mas você deve checar se não é alérgica à fórmula).






Prevenção

Para não ter encravados, faça uma esfoliação para afinar a pele alguns dias antes de se depilar. Quando perceber que os pelos estão começando a nascer de novo, repita a esfoliação por três dias seguidos. "O processo deixa a pele mais preparada para facilitar a saída do pelo e evitar que fique encravado", ensina a dermatologista Gabriela Casabona, da clínica Vida. Para ter um efeito melhor, use esfoliante corporal com pequenos grãos em vez de passar uma bucha vegetal, que pode agredir a cútis.



Emergência

Recebeu um convite de última hora para ir a um encontro ou à praia e notou alguns pelos encravados? Você só poderá removê-los "se estiverem superficiais e sem inflamação", diz Mônica Linhares, dermatologista do Espaço Saúde Rio. Se for o caso, tenha muito cuidado: esterilize uma agulha, colocando-a no fogo até que fique vermelha. Espere esfriar e limpe com álcool. Então, fure a pele e retire o fio. Agora que ele passou da superfície, puxe-o delicadamente com uma pinça.



Fonte:




DICA:

Alguns produtos na Clique Cosméticos para promover a esfoliação da pele (para checar os produtos na loja, clique nas imagens):



Manteiga de Limpeza Esfoliante Castanha - Natura Ekos


Sabonete Líquido Esfoliante Pitanga - Natura Ekos


3 comentários:

  1. Otimas dicas! É horrivel ter pelos encravados =x
    Tá rolando um sorteio no blog em parceria com a marca FORONI, passa la e participe!
    OBS: siga aas instruções do post ;]

    http://bellateen.blogspot.com/2010/10/ca-entre-blogs.html

    bjokas;*

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse problema... fiquei até meio neurótica...kkkk.... fico "caçando" os pelos encravados, puxo com agulha e depois tiro com a pinça.... dai antes de dormir, passo Bepantol que ajuda a cicatrizar... esta resolvendo bastante.... eu esfolio com pedra pomes, antes de passá-la, eu passo sabonete no local para não agredir a pele, também esfolio com Pomex.... confesso que está resolvendo muito.... e quando depilo, passo Azulen da Boticário para "refrescar" a pele.... tá dando resultado, a unica coisa ruim que é fica um pouco da marca dos pelos que como ainda não estou tomando sol, estou passando um liquido para clarear as manchinhas.... fica ai a dica para quem quiser....

    ResponderExcluir
  3. Muito boa as dicas.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia os termos de uso.

Não aprovamos os comentários:

1. não relacionados ao tema do post;
2. com pedidos de parceria;
3. com propagandas (spam);
4. com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Atenciosamente Cici Silva !



♥ Universo Makeup Sorteios ♥ Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota - Mais Template Mais Template